Saúde FernandoFukuji

Saiba Quais São os Sintomas, as Causas, as Consequências e Como Controlar a Diabetes.

Saiba Quais São os Sintomas, as Causas, as Consequências e Como Controlar a Diabetes.

diabetes-e-doces-blog-mulheremagrece-com-br

Olá Leitores(as) do Blog. O Doutor Patrick Rocha ( CRM-CE 8561), Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada Fala Sobre Um Assunto Muito Delicado: A Diabetes.

Sempre Que o Dr. Patrick Rocha Aborda Esse Assunto Com Suas Alunas, A Pergunta Que Ele Mais Ouve É:
Dr. Rocha, Afinal O Que É A Diabetes?

Essa Doença É Chamada Também Por Alguns Profissionais da Saúde de Diabetes Mellitus. A Diabetes Mellitus Nada Mais É Do Que Uma Disfunção No Metabolismo, Ou Seja, É Uma Disfunção Na Maneira Que o Organismo Utiliza a Digestão dos Alimentos Que Ingerimos Para a Produção de Energia.
diabetes-tipo-1-mulheremagrece-com-br

Quando Comemos Um Carboidrato (Imagine Um Pedaço de Pão) Este É Quebrado Em Pequenos Pedaços De Glicose, Também Chamado de Açúcar.

Este Açúcar É Absorvido e Fica em Nossa Corrente Sanguínea Para Entrar Em Nossas Células e Ser Utilizado Como Fonte de Energia. Porém Para a Glicose Entrar Nas Células Ela Precisa Da Ajuda De Um Hormônio, a Famosa Insulina.

A Insulina É Produzida no Pâncreas. Assim Que Nos Alimentamos, o Pâncreas Produz Insulina Na Quantidade Exata Para o Que Estamos Ingerindo, Fazendo Com Que Nosso Organismo Capte Exatamente a Quantidade de Glicose Exata Para Produzir Energia na Dose Certa.

Nas Pessoas Diabéticas o Pâncreas Não Produz Insulina ou a Produz em Pouca Quantidade, O Que Dificulta a Entrada da Glicose nas Células.

Há Também Casos Em Que o Pâncreas Produz a Insulina de Modo Suficiente, Mas o Organismo Não Consegue Fazer Com Que a Glicose
Entre na Célula. Dessa Forma, a Glicose Fica na Corrente Sanguínea, Ocasionando Em Uma Hiperglicemia.

Tipos de Diabetes

Como Muitas Pessoas Já Sabem, Existem Diferentes Tipos da Doença. Os Mais Conhecidos e Frequentes São:

Diabetes Tipo 1;
Diabetes Tipo 2;
Diabetes Gestacional;
Diabetes Infantil.

Diabetes Tipo 1

Trata-se De Uma Doença Autoimune, Ou Seja, Trata-se De Uma Doença Onde o Próprio Organismo Ataca Suas Células. Nesse Caso, O Sistema Imunológico Atua de Forma Contrária, Atacando as Células do Pâncreas Prejudicando Assim a Produção de Insulina. As Pessoas Que Possuem o Tipo 1 da Doença São Chamadas de Diabéticos Insulino-Dependentes, Pois Suas Células Pancreáticas Não Funcionam e Há Necessidade de Aplicação Diária de Insulina Para Que a Glicose Entre nas Células.diabetes-2-blog-mulheremagrece-com-br

Diabetes Tipo 2

A Diabetes Tipo 2 É A Forma Mais Comum da Patologia. Esse Tipo da Doença Afeta Cerca de 90% dos Diabéticos de Todo o Mundo. Essa Forma da Doença Está Associada Diretamente ao Estilo de Vida, Hábitos Alimentares, Histórico Familiar, Sedentarismo e Principalmente Obesidade. Mais de 80% das Pessoas Que Possuem o Tipo 2 Estão Acima do Peso Ideal.

Nesse Tipo de Enfermidade o Pâncreas Produz Insulina de Maneira Correta, Porém Há Uma Resistência do Organismo à Insulina Que é Causada Pelo Excesso de Gordura Corporal, Proveniente do Aumento do Peso e de Disfunções Metabólicas.

O Tipo 2 da Patologia Pode Ser Revertido Através de Atividades Físicas e Alimentação. Inicialmente Não Há Necessidade de Uso de Insulina. Porém Se a Doença For Negligenciada, a Produção da Insulina Pode Diminuir ou Cessar Devido a Sobrecarga do Pâncreas, Resultando na Necessidade do Uso de Insulina.

Diabetes Gestacional

diabetes-gestacional-blog-mulheremagrece-com-br

Essa Forma de Doença Ocorre em Gestantes. A Diabetes Gestacional É Caracterizado Pelo Aumento do Nível de Glicose no Sangue Que Surge Durante a Gravidez. Esse Tipo de Problema Acomete Cerca de 4% das Mulheres Que Ficam Grávidas. Esse Tipo de Doença Gestacional Pode Desaparecer Após o Parto Ou Caso Não Seja Tratada, Pode Se Transformar no Tipo 2.

Diabetes Infantil

A Forma Infantil da Doença, É a Diabetes Tipo 1, Que Normalmente é Diagnosticado Durante a Infância, Já Que As Células do Pâncreas Quando São Atacadas Pelo Sistema Imunológico Tendem a Deixar de Funcionar No Começo da Vida das Pessoas Que São Acometidas Pela Enfermidade.

Principais Sintomas da Diabetes

Um Questionamento Muito Comum Que o Dr. Patrick Rocha Recebe é o Seguinte:
Dr. Rocha Quais São os Principais Sintomas da Diabetes?

Os Principais Sintomas da Diabetes São:

1- Vontade de Urinar Muitas Vezes ao Dia;
2- Fome Frequente;
3- Sede Constante;
4- Fraqueza;
5- Nervosismo;
6- Feridas Que Não Cicatrizam;
7- Vista Embaçada;
8- Formigamento nos Pés;
9- Infecções Frequentes.

Causas da Diabetes

Existem Muitos Fatores Que Podem Ocasionar no Surgimento da Doença, Porém Entre os Principais o Doutor Rocha Cita:

Ataque do Próprio Organismo

Conforme o Dr. Patrick Rocha Citou Anteriormente, No Tipo 1 da Doença, As Células de Defesa do Organismo Atacam as Células do Pâncreas Produtoras de Insulina, Culminando Assim No Surgimento da Doença.diabetes-e-paes-blog-mulheremagrece-com-br

O Excesso de Peso Também é Uma das Principais Causas do Surgimento da Diabetes. A Grande Quantidade de Gordura Corporal Dificulta a Ação da Insulina, Fazendo Com Que Pouca Glicose Entre Nas Células do Nosso Organismo e Fique Circulante Na Corrente Sanguínea Causando Assim, O Surgimento da Doença.

A Má Alimentação e A Falta de Atividade Física São Dois dos Principais Fatores Que Ocasionam No Ganho Excessivo de Peso.

O Sedentarismo É Considerado Pela Organização Mundial da Saúde Uma Doença.

Complicações da Diabetes

As Principais Complicações Que Podem Acometer os Diabéticos São:

Nefropatia Diabética ( Doenças nos Rins )

Por Haver Grande Quantidade de Glicose Circulando no Organismo do Diabético, a Filtração do Sangue é Atrapalhada e Problemas Renais Costumam Acometer Diabéticos Descompensados.

Doenças Hepáticas ( Doença no Fígado )

Da Mesma Maneira Que os Rins São Afetados, o Fígado Também Sofre Com a Alta Presença de Glicose Na Corrente Sanguínea, Podendo Ter Sua Função Diminuída e Trabalhar Excessivamente Tentando Normalizar a Situação.

Diminuição ou Perda da Visão

A Diminuição ou Perda de Visão é Muito Comum em Pacientes Diabéticos. As Moléculas de Glicose São Relativamente Grandes e Isso Afeta Diretamente a Retina e Toda a Estrutura Ocular, Causando Diminuição e Até Mesmo Perda da Visão.

Amputação de Membros

A Grande Taxa de Glicose Sanguínea Tende a Prejudicar a Circulação em Extremidades do Corpo, Principalmente Nos Dedos e Pés dos Pacientes. Com a Má Circulação Tecidos Como Musculatura, Tendões e Até Mesmo Ossos Podem Perder Suas Funções, Resultando em Necrose e Necessidade de Amputação.

Dificuldade de Cicatrização de Feridas e Machucados

A Alta Taxa de Glicose no Sangue Dificulta Que Componentes Biológicos do Organismo Responsáveis Pela Cicatrização Ajam Sobre Feridas e Machucados, Dificultando Que a Cicatrização Ocorra de Maneira Correta.

Doenças Cardiovasculares

As Doenças Cardiovasculares Que Mais Acometem os Diabéticos São: AVC, Infarto e Arteriosclerose. Todas Estão Diretamente Ligadas à Disfunção Metabólica Causada Pelo Excesso De Glicose Sanguínea.

Essa Disfunção Colabora Para a Formação de Trombos e Placas Que Podem Entupir Veias e Artérias Culminando Problemas Que Podem Ser Fatais Para o Paciente Diabético.

Impotência Sexual

A Alta Taxa de Glicose Sanguínea Prejudica a Circulação do Sangue Em Áreas Periféricas. Esta Má Circulação Afeta os Órgãos Genitais. Devido a Isso É Comum Que os Diabéticos Apresentem Problemas de Impotência e Disfunção Sexual.

Como Evitar ou Controlar o Surgimento da Doença?
diabetes-e-estilo-de-vida-saudavel-blog-mulheremagrece-com-br

Doutor Rocha Como Evitar ou Controlar a Diabetes?

No Caso da Diabetes Tipo 1 Não Há Como Evitar, Por Se Tratar de Uma Doença Autoimune. Só Podemos Controlar a Doença Através da Utilização de Dosagens de Insulina e da Alimentação Inteligente Associada a Atividade Física.

O Diabetes Tipo 2 Pode Ser Facilmente Evitado. A Principal Maneira De Se Evitar ou Controlar o Diabetes Tipo 2 É Através de Alimentação Inteligente e Atividade Física.

Para Todos os Casos de Diabetes, É Importante Manter-se Em Uma Alimentação Inteligente, Rica em Gorduras Naturais e Saudáveis Como Ovos, Abacate, Óleo de Coco, Proteínas de Alto Valor Biológico Como Carnes de Animais Diversos e Vegetais Como Folhas Verdes.

É Importante Priorizar Estes Alimentos e Consumi-los da Forma Mais Natural Possível, Evitando Ao Máximo os Alimentos Industrializados. Estes Possuem Açúcar Escondido, O Que Pode Prejudicar a Prevenção e Controle da Doença.

Dr. Patrick Rocha
dr-patrick-rocha-blog-mulheremagrece-com-br

A Atividade Física é Muito Importante no Combate à Diabetes, Isso Porque Durante a Atividade Física Uma Enzima Chamada AMPK Facilita a Entrada de Glicose em Nossas Células, Diminuindo Assim os Níveis de Glicose Sanguínea, Fornecendo Combustível Para Nosso Organismo e Em Muitos Casos Fazendo Com Que o Paciente se Livre da Doença.

O Dr. Patrick Rocha Quer Que Você Entenda Com Este Artigo a Diabetes Não É Uma Sentença. A Diabetes Tem Controle e Está Em Suas Mãos. Mude Seus Hábitos Alimentares e Pratique Atividades Físicas!

Preze Sempre Por Escolhas Corretas e Saudáveis.

Você ou Alguém Próximo Sofre com o Diabetes?
Saiba Como Controlar o Diabetes Naturalmente Através do Programa Diabetes Controlada do Famoso Médico Especialista Dr. Patrick Rocha.
Ninguém Precisa Comprar Esse Programa Antes de Olhar a Garantia Incondicional do Dr. Patrick Rocha e os Benefícios.
Acesse e Saiba Mais: Diabetes Controlada
Mais Cedo ou Mais Tarde, Você Vai se Perguntar: Por que Eu Não Encontrei Esse Método de Diabetes Controlada Antes?

Referências:

Diabetes Tipo 1

Alimentação Para Diabéticos

Diabetes Tipo 2

Nos Vemos No Próximo Post Com o Doutor Patrick Rocha, Médico Pesquisador e Especialista em Emagrecimento Saudável e Diabetes Controlada.

Forte Abraço e Viva Com Paixão!

Fernando Fukuji

Comments

comments

Sobre o autor | Website

Fernando Fukuji - Blogueiro Profissional Que Compartilha Dicas Valiosas Sobre Saúde De Expert como o Dr Patrick Rocha ( CRM-CE 8561). Dr Rocha é Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada. Dr Rocha é Autor, Pesquisador e Palestrante Que Tem Como Paixão Ensinar as Pessoas como Alcançar um Corpo Saudável e Equilibrado. Dr Rocha Atua com muita Alegria como Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Entre seus Aluno(a)s, Amigo(a)s e Pacientes é conhecido por Dr. Rocha. A Missão de Vida do Dr Rocha é Trazer Saúde e Felicidade às Pessoas. Dr Rocha Também é Escritor e Autor do Livro Digital Best Seller "Emagreça Com o Dr.Rocha" e Ensina Através da Internet Milhares de Pessoas a se Tornarem Mais Saudáveis. Outros Cursos Digitais do Dr Rocha São o Treinamento Avançado " Viver Magra em 7 Semanas" e " Diabetes Controlada". O material digital contido nesse Blog não tem como objetivo substituir consultas clinicas ou mesmo recomendações médicas. Não deixe de buscar orientação profissional.”

Insira Seu Email e Receba Dicas Valiosas e Exclusivas Sobre Saúde.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!