Saúde FernandoFukuji

Saiba O Que É Insulina e Quais Os Tipos Que Existem.

Saiba O Que É Insulina e Quais Os Tipos Que Existem.

diabetes-insulina-blog-mulheremagrece-com-br

Olá Leitores(as) do Blog. O Doutor Patrick Rocha ( CRM-CE 8561), Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada Fala Sobre Um Tema Muito Importante Para a Sua Saúde: A Insulina.

Assim Que Falamos Sobre Insulina, Logo Vem à Mente o Diabete Mellitus, Patologia Que No Seu Tipo 1 Obrigatoriamente Faz
Com Que Seus Pacientes Necessitem Da Mesma, Assim Como Em Alguns Casos Esporádicos Envolvendo o Diabetes Tipo 2.

O Que é Insulina?
Um Dos Questionamentos Mais Frequentes Realizado Pelos Alunos do Dr. Patrick Rocha: Afinal o Que É Insulina?

A Insulina Nada Mais É Do Que Um Hormônio Produzido Pelo Pâncreas, Que Permite a Entrada de Glicose Nas Células Para Ser Transformada Em Energia. Pessoas Que Possuem Diabetes Mellitus, Podem Precisar De Injeções de Insulina Por Diferentes Motivos. Entre Os Principais Podemos Citar: a Produção Insuficiente ou Não Produção do Hormônio ou o Organismo do Paciente Não Consegue Utilizá-la de Maneira Adequada.diabetes-insulina-2-blog-mulheremagrece-com-br

Atualmente É Comum Pacientes Aplicarem o Hormônio Através de Uma Caneta de Insulina, Que Nada Mais É Do Que Uma Injeção. As Injeções São Velhas Conhecidas do Universo Médico e Começaram a Ser Usadas Em Meados dos Anos 1920. Hoje Em Dia Há Modelos Que Atendem As Necessidades Particulares De Cada Usuário, Mas Ainda Assim É Uma Prática Um Tanto Desconfortável.

Insulina Alta e Baixa

O Hormônio É Liberado de Acordo Com a Necessidade do Nosso Organismo. É Possível Saber o Valor Médio de Insulina Basal, Ou Seja, a Quantidade do Hormônio na Corrente Sanguínea, Através de Exames Laboratoriais. diabetes-injecao-blog-mulheremagrece-com-br

Por Isso, É Comum No Universo Médico Os Termos Insulina Alta e Baixa.

Insulina Alta: Ocorre Sempre Que Há Ingestão De Alimentos Com Grandes Quantidades de Glicose Em Sua Composição. Entre Os Mais Famosos Estão o Açúcar, as Farinhas Brancas em Geral e o Trigo. Com Esse Aumento de Açúcar na Corrente Sanguínea, o Organismo Compreende Que Há Grandes Quantidades de Energia Disponível, Liberando Assim Grandes Quantidades do Hormônio Para Armazenar Esse Excesso de Glicose Em Forma de Energia Para Ser Utilizada No Futuro.

Insulina Baixa: os Níveis do Hormônio Ficam Baixos Quando Não Há Ingestão de Alimentos Ricos em Açucares Simples. Com a Baixa Oferta de Carboidratos Simples, Não Há Picos de Glicemia e Também Não Há Elevação Dos Níveis do Hormônio no Organismo, Não Ocorrendo Assim, Acumulo de Energia Para Ser Utilizada no Futuro de Maneira Desnecessária.

É Ideal Para a Saúde, Que Pacientes Não Tenham Altos Picos de Glicose e Consequentemente de Insulina Na Corrente Sanguínea, Pois os Altos Picos do Hormônio Acabam Por Transformar o Excesso de Açúcar Captado em Gordura, Podendo Trazer Uma Série de Problemas de Saúde.

Para Pessoas Com Hipertensão Arterial É Muito Importante Manter Os Níveis Deste Hormônio Baixos e Evitar Picos. Uma das Funções da Insulina É A Retenção de Sódio, Fazendo Com Que Haja Aumento da Pressão Arterial.

Tipos de Insulina

Algo Que É Muito Questionado Pelas Pessoas É a Respeito dos Diferentes Tipos do Hormônio Que Existem Para Serem Utilizados Por Pacientes.

Os Tipos De Insulina São Definidos Pelo Seu Tempo de Ação. Entre os Tipos Mais Comuns e Mais Utilizados do Hormônio Podemos Citar:

Ação Rápida;
Ação Intermediária – NHP;
Lenta ou Prolongada – Lantus ou Glagirna;
Pré-Misturada.

diabetes-acucar-no-sangue-blog-mulheremagrece-com-br

É Ideal Para a Saúde, Que Pacientes Não Tenham Altos Picos de Glicose e Consequentemente de Insulina Na Corrente Sanguínea, Pois os Altos Picos do Hormônio Acabam Por Transformar o Excesso de Açúcar Captado em Gordura, Podendo Trazer Uma Série de Problemas de Saúde.

Para Pessoas Com Hipertensão Arterial É Muito Importante Manter Os Níveis Deste Hormônio Baixos e Evitar Picos. Uma das Funções da Insulina É A Retenção de Sódio, Fazendo Com Que Haja Aumento da Pressão Arterial.

Tipos de Insulina

Algo Que É Muito Questionado Pelas Pessoas É a Respeito dos Diferentes Tipos do Hormônio Que Existem Para Serem Utilizados Por Pacientes.

Os Tipos De Insulina São Definidos Pelo Seu Tempo de Ação. Entre os Tipos Mais Comuns e Mais Utilizados do Hormônio Podemos Citar:

Ação Rápida;
Ação Intermediária – NHP;
Lenta ou Prolongada – Lantus ou Glagirna;
Pré-Misturada.

A Seguir o Dr. Patrick Rocha Falará Individualmente de Cada Tipo:

Ação Rápida

Conhecida Como Insulina Regular, Esse Tipo de Hormônio Está Diretamente Associado às Refeições. Deve Ser Aplicada Antes de Comer, ou Então Em Alguns Casos, Logo Após a Alimentação.

Sua Função É Manter Estável o Nível de Glicose no Sangue Depois da Ingestão de Alimentos Ricos Em Carboidratos. Sua Ação É a Mesma Da Que É Produzida Pelo Organismo.

Ação Intermediária

A Ação Intermediária Também é Conhecida Como NHP. Esse Tipo É Mais Lento. Isso Pelo Fato de Existir Protamina Em Sua Composição, O Que Faz Com Que o Hormônio Seja Liberado No Corpo Com Atraso.

Este Tipo de Ação Intermediário Faz Com Que Sua Ação Tenha Uma Duração Entre 18 e 24 Horas, Porém Seu Pico de Ação Pode Ocorrer Entre 4 e 18 Horas, Dependendo da Marca Utilizada Pelo Paciente.

Lenta ou Prolongada

Conhecida Como Insulina Glargina ou Insulina Lantus É Um Tipo Lento de Hormônio, Cuja Função É Manter os Níveis de Glicose Estáveis ao Longo do Dia.

É Chamada de Lenta ou De Ação Prolongada Pois Seu Tempo de Duração Varia Entre 23 e 24 Horas, Sendo Que Seu Pico de Ação Geralmente Ocorre Entre 6 e 8 Horas Após a Sua Aplicação. Esse Tipo Comercial do Hormônio Possui Aminoácidos em Sua Estrutura, O Que Causa Essa Lentificação no Processo, Permitindo Ser Administrada Apenas Uma Vez ao Dia, O Que Traz Mais Conforto e Qualidade de Vida ao Paciente.

Pré-misturada

Trata-se De Um Composto Que Mistura Os Tipos de Medicamentos De Ação Rápida e Também de Ação Intermediária.

Esse Tipo É Utilizado Principalmente Por Pessoas Idosas Ou Com Limitações Na Aplicação Dos Outros Tipos Aqui Citados. Seu Tempo de Duração Varia de Acordo Com a Dose Indicada Pelo Médico Responsável Pelo Paciente.

Como Evitar Picos de Insulina
diabetes-alimentacao-saudavel-blog-mulheremagrece-com-br

Como o Dr. Patrick Rocha Citou Anteriormente no Texto, Ingerir Alimentos Ricos em Carboidratos Como Açúcares, Farinhas Brancas e Trigo Aumentam os Níveis de Glicose no Sangue, Bem Como Potencializa os Níveis de Insulina e Faz Com Que Toda Essa Glicose Seja Armazenada Em Forma de Gordura, Algo Totalmente Maléfico a Saúde.

Um Paciente Que Armazena Grandes Quantidades de Glicose em Forma de Gordura Pode Desenvolver Uma Série de Problemas de Saúde, Tais Como Diabetes, AVC, Hipertensão Arterial e Até Mesmo Alzheimer. Por Isso Uma Alimentação Inteligente Onde Não Há Picos De Glicose É Muito Mais Saudável e Correta Para Qualquer Pessoa.

A Alimentação Inteligente São Alimentos Como Vegetais Folhosos Verde Escuros Como Brócolis, Espinafre e Rúcula. Além Desses Vegetais, Na Alimentação Inteligente Temos Alimentos Que São Ricos em Proteínas Como Ovos e Peixes Gordos. Além Disso Temos Gorduras Saudáveis Como Óleo de Coco e Azeite de Oliva Que São Escolhas Ideais Para Quem Não Quer Ter Altos Níveis de Glicose Circulante No Corpo e Ter Uma Saúde de Qualidade.

Procure Sempre Fazer Boas Escolhas Alimentares, Visando Sempre Mais Saúde e Qualidade de Vida.

Doutor Patrick Rocha
dr-patrick-rocha-blog-mulheremagrece-com-br

Referências PubMed

Como Baixar os Níveis de Insulina

Insulina Alta e Doença de Alzheimer

Nos Encontramos No Próximo Post Com o Dr. Patrick Rocha, Médico Especialista e Pesquisador em Emagrecimento Saudável, Nutrição e Diabetes Controlada.

Forte Abraço e Viva Com Paixão!

Fernando Fukuji

Comments

comments

Sobre o autor | Website

Fernando Fukuji - Blogueiro Profissional Que Compartilha Dicas Valiosas Sobre Saúde De Expert como o Dr Patrick Rocha ( CRM-CE 8561). Dr Rocha é Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada. Dr Rocha é Autor, Pesquisador e Palestrante Que Tem Como Paixão Ensinar as Pessoas como Alcançar um Corpo Saudável e Equilibrado. Dr Rocha Atua com muita Alegria como Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Entre seus Aluno(a)s, Amigo(a)s e Pacientes é conhecido por Dr. Rocha. A Missão de Vida do Dr Rocha é Trazer Saúde e Felicidade às Pessoas. Dr Rocha Também é Escritor e Autor do Livro Digital Best Seller "Emagreça Com o Dr.Rocha" e Ensina Através da Internet Milhares de Pessoas a se Tornarem Mais Saudáveis. Outros Cursos Digitais do Dr Rocha São o Treinamento Avançado " Viver Magra em 7 Semanas" e " Diabetes Controlada". O material digital contido nesse Blog não tem como objetivo substituir consultas clinicas ou mesmo recomendações médicas. Não deixe de buscar orientação profissional.”

Insira Seu Email e Receba Dicas Valiosas e Exclusivas Sobre Saúde.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!