Emagrecimento Saúde FernandoFukuji

Obesidade → Emagrecer Não É Só Uma Questão de Estética! (Veja o Método Emagrecedor)

Obesidade → Emagrecer Não É Só Uma Questão de Estética! (Veja o Método Emagrecedor)

Olá Leitores(as) do Blog! O Doutor Patrick Rocha ( CRM-CE 8561), Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada Fala Sobre Uma Doença Que Cresce Exponencialmente Ano Após Ano: a Obesidade. Trata-se De Um Problema de Saúde Pública Com Potencial Para Provocar Uma Série de Problemas de Saúde.

Emagreça Rápido Sem Fazer Dieta

O Que É a Obesidade?

A Obesidade Nada Mais É Do Que o Acúmulo de Gordura Corporal Que Ocorre Quase Sempre, Devido ao Consumo Excessivo de Calorias Na Alimentação. Resumindo, a Obesidade Ocorre Quando a Ingestão de Alimentos É Maior Do Que o Gasto Energético do Organismo.

Causas da Obesidade

A Principal Causa da Obesidade É o Consumo Exacerbado de Calorias. Porém, Situações Esporádicas Como Alterações Hormonais, Hipotireoidismo, Ansiedade e Depressão Podem Culminar no Surgimento Dessa Preocupante Doença.

Outras Causas Clássicas da Doença Envolvem o Estilo de Vida e a Genética. Normalmente, Obesos São Sedentários e Não Praticam Nenhum Tipo de Atividade Física. Muitas Vezes Filhos de Pais Obesos Possuem Predisposição Para Serem Obesos Também. Por Isso o Fator Genético Deve Ser Observado.

Números

Atualmente o Brasil Possui Cerca de 18 milhões de Obesos. Ao Somarmos o Total de Pessoas Que Estão Acima do Peso, o Número  Chega a Pouco Mais de 70 Milhões. É Um Número Alarmante, Pois Indica Que em Trinta Anos, o Número de Pessoas Acima do Peso Dobrou.

Diagnóstico

Atualmente a Obesidade É Diagnosticada Pelo IMC ( Índice de Massa Corporal ), Que É Calculado Dividindo o Peso, em Quilogramas, Pela Altura, Em Metros, Elevada ao Quadrado. O Resultado Dessa Equação Mostra Se o Peso da Pessoa Está Dentro da Faixa Considerada Ideal, Acima ou Abaixo do Desejado, Revelando a Presença de Sobrepeso ou Obesidade.

A Classificação de IMC É a Seguinte:

Inferior a 18,5 – Indivíduo Abaixo do Peso;
Entre 18,5 e 24,9 – Indivíduo Com Peso Normal;
Entre 25 e 29,9 – Indivíduo Com Sobrepeso, ou Seja, Acima do Peso Saudável/Desejado;
Igual ou Acima de 30 – Indivíduo Obeso.

Mostrarei Um Exemplo da Equação de Cálculo:

IMC = Peso ( Em Quilogramas ) Dividido Pela Altura ( Em Metros ) Ao Quadrado.

Maria Tem 85 Kg e Sua Altura É De 1,72

IMC = 85 Dividido Por 1,72 x 1,72 = 85/2,95

IMC = 28,8

O Resultado de IMC Igual 28,8 Indica Que Maria Se Encontra Na Faixa de Sobrepeso.

Emagreça Para Melhorar Sua Saúde, Disposição e Felicidade

Complicações Possíveis

Pelo Fato da Obesidade Ser Um Problema Onde as Pessoas Possuem Excesso de Gordura Corporal, É Bastante Comum Que Essa Doença Seja Um Gatilho Para o Desenvolvimento De Muitas Outras Doenças.

É Comum Que a Obesidade Se Relacione Diretamente Com Problemas de Saúde Considerados Extremamente Sérios e Complexos. Tais Problemas Podem Colocar a Vida dos Pacientes Em Risco.

Dentre as Principais Complicações Que Podem Surgir Com a Obesidade, o Dr. Patrick Rocha Cita:
1 – Diabetes tipo 2;
2 – Resistência à insulina;
3 – Doenças Cardiovasculares ( Infarto, AVC e Outras);
4 – Pressão Alta;
5 – Artrite;
6 – Apneia;
7 – Tromboses;
8 – Fraturas Ósseas;
9 – Sobrecarga Nas Articulações;
10- Inflamações Sistêmicas;
11- Gordura no Fígado;
12- Infertilidade;
13- Determinados Tipos de Câncer;
14- Altos Níveis de Colesterol e Triglicerídeos;
15- Alterações Hormonais;
16- Óbito.

Tratamento

O Melhor Tratamento Para a Obesidade É Adotar Hábitos Verdadeiramente Saudáveis. Por Exemplo: Ingerir Calorias de Qualidade Evitando os Excessos, Melhorar a Qualidade dos Alimentos Ingeridos e Principalmente Praticar Atividade Física.

No Entanto Além Dessas Medidas Relativamente Simples De Serem Adotadas, o Tratamento da Doença Pode Ocorrer Através do Uso de Medicamentos e Também de Cirurgia Bariátrica. A Seguir o Dr. Patrick Rocha Falará Um Pouco Sobre Esses Dois Tipos de Tratamentos. Mas Lembre-se: Essas Medidas Devem Ser Usadas Com Cautela e Acompanhamento Médico.

Medicamentos Para Obesidade

O Tratamento Com Medicamentos Contribui de Modo Tímido e Temporário Para o Controle da Obesidade e Não Deve Ser Utilizado Como a Única Forma de Tratamento.

Na Maioria das Vezes Tais Medicamentos Atuam no Sistema Nervoso, Alterando Hormônios Relacionados Com a Fome e com a Saciedade ( Grelina e Leptina). Fármacos Podem Trazer Uma Série de Efeitos Colaterais Aos Usuários. Podemos Citar:

1 – Ansiedade,
2 – Taquicardia,
3 – Nervosismo,
4 – Insônia
5 – Prisão de Ventre.

Portanto, Só Utilize Medicamentos Esporadicamente e Sob Recomendação Médica. A Automedicação Pode Ser Extremamente Perigosa.

Cirurgia Bariátrica

A Cirurgia Bariátrica É Utilizada Em Último Caso, Quando os Pacientes Estão Em Estado de Obesidade Mórbida, Desenvolvendo Diabetes ou Hipertensão Arterial em Decorrência do Excesso de Peso.

Trata-se de Um Procedimento Altamente Invasivo e Muitas Vezes os Pacientes Precisam Passar Por Avaliações Psicológicas e Psiquiátricas Antes da Cirurgia.

Atividades Físicas e Alimentação Estratégica São as Melhores Opções de Tratamento

O Melhor Tratamento Para a Obesidade Ainda É a Prática de Atividade Física Aliada a Uma Alimentação Estratégica.

A Escolha da Atividade Física É De Suma Importância Por Quem Precisa Perder Peso. É Importante Que a Pessoa Escolha Uma Atividade Que Lhe Dê Prazer, Caso Contrário, as Chances de Desistência Serão Grandes.

A Pessoa Com Sobrepeso ou Obesidade Precisa Passar Por um Processo de Reeducação Alimentar e Comer de Modo Estratégico.

Na Alimentação Estratégica os Alimentos Ricos Em Carboidratos São Praticamente Eliminados, Pois Eles Colaboram Para o Aumento de Peso e Consequente Ganho de Gordura Corporal, Tudo o Que Obesos Não Precisam.

Vegetais Verdes Folhosos Devem Ser Consumidos de Modo Frequente, Pois São Ricos em Vitaminas, Minerais e Compostos Antioxidantes. Eles São Importantes Na Regulação de Funções Corporais, Além de Prover Saciedade Com Poucas Calorias.

Proteínas de Alto Valor Biológico Garantem Manutenção de Massa Muscular, o Que Acelera o Metabolismo e Facilita a Queima de Gordura Corporal.

Por Fim, Gorduras de Qualidade Servirão Como Fonte Energética, Além de Auxiliar no Processo de Oxidação, ou Seja Queima da Gordura Corporal, Favorecendo a Ocorrência de Um Emagrecimento Saudável.

Quando o Assunto é Obesidade, Precisamos Pensar em Saúde, Não Em Estética. Quando Você Que É Obeso Se Alimenta de Modo Estratégico, Ganha Saúde e Com o Passar do Tempo, Tem Sua Estética Melhorada Como Consequência Direta de Um Estilo de Vida Mais Saudável.

Quer Mudar de Vida e Ser Mais Saudável? Alimente-se de Modo Estratégico. Esse Estilo de Vida Potencializará Sua Saúde e de Quebra Irá Proporcionar Um Corpo Mais Bonito.

Participe do Treinamento Que o Dr. Patrick Rocha Criou Exclusivamente Para Você Que Quer Emagrecer de Verdade, Sem Remédios e Sem Precisar Passar Fome.

O Dr. Patrick Rocha Está Sugerindo o Treinamento Viver Magra em 7 Semanas. Nele o Doutor Patrick Rocha Ensina Tudo Sobre Emagrecimento Verdadeiro e Você Verá Que Existem Gorduras Boas Que
Potencializam a Perda de Peso. Saiba Mais Clicando Aqui.

Dr. Patrick Rocha

Referências

Prevalência de Obesidade e Fatores Potencialmente Causais em Adultos em Região do Sul do Brasil

É Hora de Considerar a Farmacoterapia Para a Obesidade ( PubMed )

Espero Você no Próximo Post Com Mais Dicas e Informações Valiosas do Dr. Patrick Rocha, Médico, Pesquisador, Escritor, Expert em Emagrecimento Saudável, Nutrição e Diabetes Controlada.

Forte Abraço e Viva Com Paixão!

Fernando Fukuji

Blogueiro e Youtuber

Comments

comments

Sobre o autor | Website

Fernando Fukuji - Blogueiro Profissional Que Compartilha Dicas Valiosas Sobre Saúde De Expert como o Dr Patrick Rocha ( CRM-CE 8561). Dr Rocha é Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada. Dr Rocha é Autor, Pesquisador e Palestrante Que Tem Como Paixão Ensinar as Pessoas como Alcançar um Corpo Saudável e Equilibrado. Dr Rocha Atua com muita Alegria como Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Entre seus Aluno(a)s, Amigo(a)s e Pacientes é conhecido por Dr. Rocha. A Missão de Vida do Dr Rocha é Trazer Saúde e Felicidade às Pessoas. Dr Rocha Também é Escritor e Autor do Livro Digital Best Seller "Emagreça Com o Dr.Rocha" e Ensina Através da Internet Milhares de Pessoas a se Tornarem Mais Saudáveis. Outros Cursos Digitais do Dr Rocha São o Treinamento Avançado " Viver Magra em 7 Semanas" e " Diabetes Controlada". O material digital contido nesse Blog não tem como objetivo substituir consultas clinicas ou mesmo recomendações médicas. Não deixe de buscar orientação profissional.”

Insira Seu Email e Receba Dicas Valiosas e Exclusivas Sobre Saúde.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!