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É Importante Você Calcular o IMC? Dr. Patrick Rocha Responde

É Importante Você Calcular o IMC? Dr. Patrick Rocha Responde

O Médico Dr. Patrick Rocha, Palestrante, Pesquisador,Expert em Nutrição, Emagrecimento Saudável, Diabetes ControladaMetabolismo Fala Sobre Uma Maneira Muito Utilizada Pelas Pessoas A Fim de Avaliar Seu Peso Com Relação A Sua Altura: O IMC.

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O Que É IMC?

IMC Nada Mais É Do Que a Sigla Para Índice de Massa Corporal, Que Tem Como Principal Objetivo Avaliar o Peso de Um Indivíduo Em Relação à Sua Altura e Assim Indicar Se a Pessoa Está Dentro do Seu Peso Ideal, Acima ou Então Abaixo do Peso Desejado.

Como Calcular o IMC

Para Calcular o IMC Utiliza-se a Seguinte Fórmula Matemática:

– Peso ÷ (altura) ²

É Preciso Lembrar Que a Altura ² Nada Mais É Do Que a Altura do Indivíduo Multiplicada Por Ela Mesma. Com Uma calculadora
Em Mãos Esse Cálculo Pode Ser Feito de Maneira Rápida e Prática.

Tabela de Classificação

Muitas Alunas do Dr. Patrick Rocha Ao Aprenderem a Calcular Seu IMC Normalmente Fazem a Seguinte Pergunta: Dr. Rocha, Como Posso Saber Qual É a Minha Classificação Corporal?

A Resposta Para Essa Pergunta É Muito Simples. Após Calcularmos, Precisamos Analisar o Resultado Utilizando a Seguinte Tabela, Para Saber Se Você Está Dentro De um Peso Saudável, Se Você Precisa Ganhar Peso ou Então Se Você Precisa Emagrecer.

A Tabela de Massa Corporal É a Seguinte:

DESCRIÇÃO                                                    IMC
• Muito Abaixo do Peso                           Entre 16 e 16,9

• Abaixo do Peso                                       Entre 17 e 18,9

• Peso Normal                                           Entre 18,5 e 24,9

• Acima do Peso                                        Entre 25 e 29,9

• Obesidade Grau I                                  Entre 30 a 34,9

• Obesidade Grau II                                Entre 35 a 40

• Obesidade Grau III                              Maior que 40

O Índice de Massa Corporal Não Deve Ser Priorizado

Embora Muitas Pessoas Utilizem Esse Parâmetro Para Avaliar Qualidade de Peso, o IMC É Um Parâmetro Pouco Confiável Para Ser Utilizado.

O Dr. Rocha Diz Isso, Pois Esse Cálculo Não Leva Em Consideração a Composição Corporal do Indivíduo, Como Quantidade de Massa Muscular, Percentual de Gordura e Densidade Óssea.

O Índice de Massa Corporal É Ineficaz Pelo Simples Fato de Avaliar a Qualidade de Peso de Uma Pessoa, Analisando Apenas a Altura e o Peso.

Mesmo Peso e Diferentes Composições Corporais

Duas Mulheres Podem Ter o Mesmo Peso em Quilogramas e a Mesma Altura, Porém Suas Composições Corporais Podem Ser Totalmente Diferentes: Uma Mulher Pode Ter Maior Percentual de Gordura, Enquanto a Outra Ter Grande Quantidade de Massa Magra.

Diferença Entre Emagrecer e Perder Peso

O Dr. Patrick Rocha Gosta de Falar Para Suas Alunas Que Perder Peso É Algo Totalmente Diferente de Emagrecer. E Isso Deixa Suas Alunas Um Tanto Quanto Confusas, O Que Resulta Na Seguinte Questão: Como Assim, Dr Rocha? Emagrecer É Diferente de Perder Peso? O Dr. Rocha Afirma Que Sim.

Emagrecer Significa Diminuir de Verdade o Percentual de Gordura Corporal, ou Seja os Indesejados Pneuzinhos Que Incomodam Muitas Pessoas.

Já Perder Peso Leva Em Consideração Apenas a Pura Perda de Peso, ou Seja, Sem Quantificar e ou Então Diferenciar o Que Foi Perdido. Muitas Vezes Perder Peso Pode Ser Simplesmente Perder Gordura, Perder Massa Magra ou Até Mesmo Perder Água.

Por Isso o Dr. Patrick Rocha Afirma Que Um Processo de Emagrecimento Nem Sempre Pode Ser Benéfico Quanto Aparenta Ser.

Melhores Maneiras Acompanhar o Emagrecimento

A Balança Assim Como o IMC Não São as Melhores Maneiras De Se Quantificar a Qualidade da Perda de Peso. Quando o Assunto É Observar a Qualidade do Peso Que Foi Perdido Pelo Paciente, o Dr. Rocha Gosta de Levar Em Consideração os Seguintes Fatores:

Análise de Pregas Cutâneas

Uma Ótima Maneira de Quantificar Perda de Peso É Através da Aferição das Pregas Cutâneas. Com a Utilização De um Adipômetro, É Possível Analisar Diferentes Concentrações de Gorduras Espalhados Pelo corpo, Como Braços, Peito, Costas e Pernas.

Analisando de Maneira Continua e Frequente, É Possível Saber Se o Paciente Perdeu Gordura, ou Então Massa Muscular e Dessa Forma Definir Se Ele Emagreceu ou Perdeu Peso.

Fita Métrica e Tônus Muscular

Outra Ótima Forma de Saber Se o Paciente Realmente Emagreceu É Através da Utilização da Fita Métrica e Observação do Tônus Muscular.

Utilizando a Fita Métrica É Possível Notar Variações de Circunferências Em Diversas Partes do Corpo, Como Quadril, Abdome, Braços, Pernas e Tórax. Junto a Isso Verificar a Qualidade do Tônus Muscular do Paciente.

Se Houve Diminuição de Circunferência, Mas a Região Está Flácida, Então o Paciente Perdeu Massa Muscular, Agora Se For Constatado Perda de Medida e a Região Estiver Firme, Então Conclui-se Que a Pessoa Perdeu Gordura Corporal.

Foto Evolutiva e Roupas Que Não Cabiam Mais

Outras Formas de Se Analisar a Maneira de Como Ocorreu o Emagrecimento É Através da Utilização de Foto Evolutiva e Roupas Que Não Cabiam Mais no Paciente.

A Foto Evolutiva É Capaz de Comparar o Antes e o Depois de Pacientes Onde Se Pode Facilmente Notar o Tônus Muscular e o Volume de Gordura em Diferentes Regiões Corporais.

Da Mesma Forma, As Roupas Que Não Cabiam Mais Também São Capazes de Mostrar Que o Paciente Perdeu Gordura e Não Massa Magra, Devido ao Caimento do Vestuário. Quando o Paciente Perde Gordura, a Roupa Tem Um Caimento Mais Reto.
Quando Há Perda de Massa Muscular, o Caimento É Mais Engomado e Amassado.

Portanto Não Acredite no IMC e Sim Na Sua Verdadeira Composição.

Alimentação Estratégica é Aliada de um Emagrecimento Saudável

Para Perda de Gordura Corporal e Manutenção de Massa Magra as Pessoas Devem Adotar Uma Alimentação Estratégica.

Se Alimentar de Modo Estratégico É Priorizar a Ingestão de Vegetais Verdes Folhosos, Gorduras de Qualidade e Proteínas de Alto Valor Biológico.

Ao Contrário do Que Muitos Pensam, Existem Gorduras Boas Que Auxiliam no Processo de Emagrecimento Saudável.
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Esse Grupo de Alimentos Facilita a Oxidação de Gordura Corporal e Favorece o Ganho e Manutenção de Massa Muscular.

Além Disso Dentro de Uma Alimentação Estratégica Deve-se Diminuir ao Máximo o Consumo de Carboidratos, Pois Esses São Rapidamente Transformados e Armazenados em Forma de Gordura Corporal Pelo Organismo, Dificultando o Processo de Emagrecimento.

Fazendo Boas Escolhas Alimentares a Composição Corporal Se Altera Basicamente de Maneira Natural.

Referências

Dieta de Baixo Carboidrato e Dieta de Restrição Calórica: Um Comparativo

Densidade Calórica e IMC ( PubMed )

Dr. Patrick Rocha

Nos Vemos no Próximo Post Com Mais Dicas Valiosas do Doutor Patrick Rocha, Médico Especialista em Diabetes Controlada e Emagrecimento Saudável.

Um Forte Abraço e Viva Com Paixão!

Fernando Fukuji

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Sobre o autor | Website

Fernando Fukuji - Blogueiro Profissional Que Compartilha Dicas Valiosas Sobre Saúde De Expert como o Dr Patrick Rocha ( CRM-CE 8561). Dr Rocha é Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada. Dr Rocha é Autor, Pesquisador e Palestrante Que Tem Como Paixão Ensinar as Pessoas como Alcançar um Corpo Saudável e Equilibrado. Dr Rocha Atua com muita Alegria como Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Entre seus Aluno(a)s, Amigo(a)s e Pacientes é conhecido por Dr. Rocha. A Missão de Vida do Dr Rocha é Trazer Saúde e Felicidade às Pessoas. Dr Rocha Também é Escritor e Autor do Livro Digital Best Seller "Emagreça Com o Dr.Rocha" e Ensina Através da Internet Milhares de Pessoas a se Tornarem Mais Saudáveis. Outros Cursos Digitais do Dr Rocha São o Treinamento Avançado " Viver Magra em 7 Semanas" e " Diabetes Controlada". O material digital contido nesse Blog não tem como objetivo substituir consultas clinicas ou mesmo recomendações médicas. Não deixe de buscar orientação profissional.”

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