Emagrecimento Saúde FernandoFukuji

Guia da Glicose → Tudo Sobre Glicose Alta e Baixa

Guia da Glicose → Tudo Sobre Glicose Alta e Baixa

glicose-diabetes-blog-mulheremagrece-com-br

Guia da Glicose

Olá Leitores(as) do Blog! O Doutor Patrick Rocha ( CRM-CE 8561), Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada Aborda Sobre a Glicose, Tema Importante Repleto de Mitos e Dúvidas.

O Dr. Patrick Rocha Explica Com Detalhes O Que É A Glicose e Sua Importância, A Relação Entre a Glicose e a Insulina.
Você Saberá O Que Leva Ao Diabetes ( Tipo 1 e 2 ), Sintomas de Glicose Alta e Glicose Baixa ( as Famosas Hiperglicemia e
Hipoglicemia ) e Como Se Alimentar Para Tratar a Hiperglicemia.

Introdução

A Glicose É Um Assunto de Extrema Importância, Tanto Para Profissionais De Saúde Como Médicos, Enfermeiros, Nutricionistas, Educadores Físicos Quanto Para As Pessoas Em Geral. O Dr. Patrick Rocha Cita Isso Porque Quando o Assunto É Glicose, Estamos Cercados de Mitos e Dúvidas Diversas Que Surgem Pela Desinformação da Maioria dos Próprios Profissionais de Saúde.

Entender a Glicose É Definitivamente a Chave Para Compreender Porque Você Engorda, Porque Você Desenvolve Diabetes ( Tipo 2 e Em Alguns Casos Até Tipo 1 ) e Porque Você Desenvolve Resistência à Insulina, Uma Condição Pouco Falada E Que É a Base da Obesidade, Da Diabetes, Hipertensão e Aumento de Triglicerídeos. O Conjunto De Todas Essas Doenças É Chamado de Síndrome Metabólica.

O Que É A Glicose

Em Primeiro Lugar Vamos Entender O Que É A Glicose e Sua Importância Para As Células do Corpo. A Glicose É Um Tipo de Carboidrato, Um Dos Três Principais Macronutrientes Usados Pelo Nosso Corpo ( os Outros Dois São as Proteínas e as Gorduras).

A Glicose É Uma Fonte de Combustível Das Células do Nosso Corpo, Oferecendo Energia Para Cada Célula, Tecido e Órgão do Nosso Corpo. Ela É Importante, Mas Sua Importância Ao Longo das Últimas 4 Décadas Foi Superestimada ou Seja Foi Tão Enfatizada Que Isso Gerou Uma Epidemia de Obesidade e Diabetes Tipo 2 Sem Precedentes Na História da Humanidade a Partir do Final Da Década de 70.

O Excesso de Glicose Da Má Alimentação Atual Gera Com o Tempo Um Quadro Persistente De Hiperglicemia ou Seja, de Glicose Alta No Sangue. No Começo o Corpo Consegue Manter o Nível de Glicose Normal No Sangue, Às Custas Da Produção Contínua de Insulina.
Com o Tempo o Pâncreas Que É o Órgão Que Produz Insulina ( Veremos Com Mais Detalhes Isso Um Pouco Adiante) Vai Ficando Comprometido de Tanto Produzir Insulina e a Diabetes Surge, Podendo Surgir Também a Obesidade e Outros Problemas.

glicose-diabetes-2-blog-mulheremagrece-com-br

Como é Feito o Exame de Glicose

A Medida dos Níveis de Glicose no Sangue Pode Ser Feita a Partir de Alguns Exames Laboratoriais. A Glicemia de Jejum, a Hemoglobina Glicosilada ( ou Glicada ) e Glicemia Pós-Prandial São Juntos os Exames Mais Importantes Para Saber Como Estão os Níveis de Glicose no Sangue.

Se a Glicose Está Alta, Normal ou Baixa ( Hipoglicemia ). Se Há Diabetes ou Pré-Diabetes ( Intolerância à Glicose). Outro Exame Importante É A Glicemia Capilar, Que Pode Ser Feita Em Casa Com Um Aparelho Chamado Glicosímetro. Mas Ele Não Serve Para Diagnosticar a Doença ( Diabetes ). O Glicosímetro Ajuda No Acompanhamento da Doença e Pode Sugerir o Diagnóstico Que Deve Ser Confirmado Pela Glicemia de Jejum Feita Por 2 Vezes Seguidas. A Glicemia de Jejum Deve Ser Feita Pela Manhã e Como o Nome Diz Em Jejum Ou Seja, Sem Ter Comido Nada Na Madrugada e Na Manhã do Exame.

O Sangue É Colhido no Laboratório e Esses São os Valores de Referência Adotados No Brasil Pela Sociedade Brasileira de Diabetes:

1 – Glicemia Normal: Até 99 mg/dl.
2 – Glicemia Alterada (Pré-Diabetes): De 110 a 126 mg/dl.
3 – Diabetes: Acima de 126 mg/dl.

Lembrando Que De Acordo Com Esses Critérios, O Diagnóstico de Diabetes Só É Confirmado Pela Glicemia de Jejum Se For Repetido
E Der Acima de 126 mg/dl. Em Outro Artigo o Dr. Rocha Falará Sobre a Hemoglobina Glicada ( ou Glicosilada) e Sobre a Glicemia
Pós-Prandial.

Qual é a Ação da Insulina

A Insulina É Um Hormônio Produzido Por Um Órgão Muito Importante Do Nosso Corpo Chamado Pâncreas.
Mas o Pâncreas Também Produz Outros Hormônios Importantes Como o Glucagon. As Células Beta do Pâncreas Produzem Insulina e Ela Tem Um Papel Fundamental No Nosso Corpo: Colocar a Glicose Dentro das Células De Todo o Nosso Corpo. Mas Por Que? Você Pode Perguntar ao Dr. Rocha. Porque a Glicose Quando Em Valores Elevados É Tóxica Para o Nosso Corpo.glicose-seringa-de-insulina-blog-mulheremagrece-com-br

Ela Começa a Destruir As Células, Tecidos e Órgãos Do Nosso Organismo Se Estiver Elevada. A Alimentação Atual à Base de Trigo, Açúcar, Cereais Integrais, Alimentos Light e Outros Alimentos Industriais ( Produtos Alimentícios ) Possuem Alta Quantidade de Açúcar e De Glicose.
Isso Faz Com Que Seu Corpo Produza Grandes Quantidades de Insulina Para Colocar Esse Excesso de Glicose Para Dentro Das Células.

Com o Tempo, As Células Vão Se Tornando Resistentes e Não Conseguem Mais Absorver Essa Glicose. Começa Então a Surgir O Que Chamamos de Resistência à Insulina, Que É A Incapacidade da Insulina Colocar a Glicose Dentro Das Células Do Seu Corpo.

O Resultado Disso É Que a Hiperglicemia, A Famosa Glicose Alta no Sangue, Que Gera Diabetes, Ganho de Peso ( Obesidade ) e Em Muitos Casos Até Pressão Alta e Triglicerídeos Elevados ( Um Tipo de Gordura Inflamatória Perigosa Produzido No Fígado).
Essa É A Causa Principal da Diabetes Tipo 2: a Resistência à Insulina Causada Principalmente Por Uma Péssima Alimentação dos Dias Atuais.

A Insulina Elevada o Tempo Todo Por Uma Má Alimentação Gera Diabetes e Obesidade ou Sobrepeso, Gerando Acúmulo de Gordura na Barriga e No Fígado ( Fígado Gorduroso). Isso É Muito Ruim Para a Saúde e Aumenta Muito As Chances de Desenvolver Um Infarto, Trombose ou Derrame Cerebral.

glicose-blog-mulheremagrece-com-br

Sintomas da Glicose Alta

Os Principais Sintomas São: Fome Excessiva, Sede Excessiva, Urinar Muito, Cansaço Excessivo ( Fadiga ) e Em Diabéticos Tipo 1 Uma Perda Rápida de Peso e Hálito Com Odor Característico.

No Caso De Quem É Diabético Tipo 2 Que É O Mais Comum Na Maioria Das Vezes, Você Tem Ganho de Peso Com Sobrepeso ou Obesidade e Pode Não Haver Sintomas. Nesses Casos o Paciente Descobre Que Está Com Diabetes Quando Faz Um Exame de Rotina.

Como Se Alimentar Para Tratar a Hiperglicemia

Um Dos Grandes Problemas do Tratamento Atual dos Diabéticos É A Desinformação Dos Profissionais De Saúde ( Médicos, Nutricionistas, Dentre Outros). Eles Insistem Em Recomendar Uma Alimentação Rica Em Carboidratos, Apesar De Ser Óbvio Que Isso Piore A Saúde De Quem É Diabético.carnes-blog-mulheremagrece-com-br

Afinal Se O Problema do Diabético ( Seja Tipo 1 ou Tipo 2 ) É Não Conseguir Lidar Com a Glicose, Porque Adotar Uma Alimentação Rica Em Carboidratos Refinados ou Integrais ( Açúcar, Trigo, Cereais Diversos, Alimentos Diet e Light)?

Isso Acaba Gerando a Necessidade De Tomar Altas Dosagens de Medicação e Piora a Saúde Dos Pacientes, Levando a Diversas Complicações Terríveis e Evitáveis Como Amputações, Cegueira, Impotência Sexual, Insuficiência Renal, Infartos, Tromboses, Derrames e Outras…

Adotar Uma Alimentação Pobre Em Carboidratos É Fundamental Para A Saúde De Quem É Diabético. Substituir Os Carboidratos Refinados e Integrais ( Trigo, Açúcar, Massas, Granola, Etc) Por Carboidratos Fibrosos ( Hortaliças ) e Gorduras Saudáveis ( Ovos, Óleo de Coco, Dentre Outras) e Proteínas De Alto Valor Biológico ( Carnes, Peixes, etc) É Também Outro Aspecto Importante A Ser Adotado. A Boa Ciência ou Seja, Estudos de Elevado Nível de Evidência Científica das Maiores Universidades Do Mundo ( Como a Universidade de Harvard ) e Inclusive a Suécia Já Adotou Essa Alimentação Oficialmente.

abacate-blog-mulheremagrece-com-br

Hipoglicemia

Dr Rocha e a Hipoglicemia, A Famosa Glicose Baixa?

O Dr. Patrick Rocha Responde Que Ela Ocorre Principalmente Pelo Uso Excessivo de Hipoglicemiantes Orais, Pelo Excesso de Atividade Física ou Pela Má Alimentação Frequente à Base de Trigo, Açúcar, Alimentos Diet e Light, Que Geram Picos de Insulina e Quedas Abruptas da Glicose No Sangue Que Somadas Ao Excesso De Medicação Levam à Hipoglicemia. Alguns Chamam de Hipoglicemia Reativa.

Os Sintomas Quando a Glicose Está Abaixo de 60 mg/dl São: Suor Em Excesso, Sonolência, Fraqueza, Apatia, Coração Acelerado ( Taquicardia ), Tremores, Visão Dupla, Confusão Mental, Fome Brusca e Em Alguns Casos Até Desmaios.

Nesse Caso É Necessário Diminuir a Dosagem da Medicação e Se Alimentar de Forma Correta, Evitando Farináceos de Trigo, Alimentos Diet, Light e Cereais Integrais. A Glicose Baixa ou Hipoglicemia É Muito Comum Na Gravidez e o Tratamento É Adotar Uma Alimentação de Baixo Carboidrato, Rica Em Proteínas de Alto Valor Biológico e Gorduras Saudáveis ( Abacate, Óleo de Coco, Dentre Outras).

Intolerância à Glicose ou Pré-Diabetes

A Pré-Diabetes ou Intolerância à Glicose É O Primeiro Passo Antes do Paciente Se Tornar Diabético Tipo 2. Em 90% dos Casos Ele Está Associado à Sobrepeso ou Obesidade e a Resistência à Insulina É a Causa Base.
Geralmente a Glicemia Fica Entre 108 mg/dl a 126 mg/dl e Evolui Para Diabetes Tipo 2.

Dicas Finais Para Normalização da Glicose

A Boa Ciência Nos Mostra Hoje Que É Possível Tratar a Diabetes Adotando Uma Alimentação de Baixo Carboidrato, Eliminando da
Alimentação Diária os Alimentos Industriais De Uma Forma Geral, Retomando a Alimentação dos Nossos Antepassados. Fazer Atividade Física Regular e Melhorar o Sono Também É Importante.casal-de-idosos-blog-mulheremagrece-com-br

Como Hipócrates, o Pai da Medicina Já Dizia Há Milhares de Anos Atrás: Devemos Fazer da Nossa Alimentação o Nosso Principal Remédio. Resgatar Uma Alimentação Natural É O Primeiro Passo Para Controlar Sua Diabetes, Diminuir a Medicação e Em Muitos Casos ( de Diabéticos Tipo 2 ) Até Reverter, Como Tem Acontecido Com Milhares de Pacientes e Alunos do Dr. Rocha Pelo Brasil E Outros Países.

Dr. Patrick Rocha
dr-patrick-rocha-blog-mulheremagrece-com-br

Referências

Alimentação Para Diminuir Glicose do Sangue

Glicose Sanguínea e Diabetes

Você ou Alguém Próximo Sofre com o Diabetes?
Saiba Como Controlar o Diabetes Naturalmente.
Através do Programa Diabetes Controlada do Famoso Médico Expert Dr. Patrick Rocha.
Ninguém Precisa Comprar Esse Programa Antes de Olhar a Garantia Incondicional do Dr. Patrick Rocha e os Benefícios Para a Sua
Saúde.
Acesse e Saiba Mais: Diabetes Controlada

Nos Encontramos No Próximo Post Com Mais Dicas Valiosas do Dr. Patrick Rocha, Médico Expert em Emagrecimento Saudável e Diabetes Controlada.

Um Forte Abraço e Viva Com Paixão!

Fernando Fukuji
Blogueiro e Youtuber

Comments

comments

Sobre o autor | Website

Fernando Fukuji - Blogueiro Profissional Que Compartilha Dicas Valiosas Sobre Saúde De Expert como o Dr Patrick Rocha ( CRM-CE 8561). Dr Rocha é Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada. Dr Rocha é Autor, Pesquisador e Palestrante Que Tem Como Paixão Ensinar as Pessoas como Alcançar um Corpo Saudável e Equilibrado. Dr Rocha Atua com muita Alegria como Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Entre seus Aluno(a)s, Amigo(a)s e Pacientes é conhecido por Dr. Rocha. A Missão de Vida do Dr Rocha é Trazer Saúde e Felicidade às Pessoas. Dr Rocha Também é Escritor e Autor do Livro Digital Best Seller "Emagreça Com o Dr.Rocha" e Ensina Através da Internet Milhares de Pessoas a se Tornarem Mais Saudáveis. Outros Cursos Digitais do Dr Rocha São o Treinamento Avançado " Viver Magra em 7 Semanas" e " Diabetes Controlada". O material digital contido nesse Blog não tem como objetivo substituir consultas clinicas ou mesmo recomendações médicas. Não deixe de buscar orientação profissional.”

Insira Seu Email e Receba Dicas Valiosas e Exclusivas Sobre Saúde.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!