Emagrecimento Saúde FernandoFukuji

Estresse ENGORDA! Saiba Como Evitar Esse Mal.

Estresse ENGORDA! Saiba Como Evitar Esse Mal.

estresse-engorda-blog-mulheremagrece-com-br

Olá Visitantes do Blog! O Doutor Patrick Rocha, ( CRM-CE 8561) Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada Fala Sobre Um Assunto Importantíssimo: a Relação Entre Estresse e Emagrecimento Saudável.

Você Pode Perguntar ao Dr. Rocha:

Dr. Rocha, Existe Alguma Relação Entre Stress e Emagrecimento?
O Dr. Rocha Responde Que Sim.
estresse-e-dor-de-cabeca-medico-especialista-em-emagrecimento

UMA RÁPIDA HISTÓRIA

Há Uns Meses Atrás o Doutor Rocha Atendeu Uma Paciente Que Apresentava Obesidade. Ela Havia Tentado Vários Tipos De Dietas. Ela Tinha 80kg e 1,60 m. Já Estava Com Início de Diabetes e Pressão Alta.

Ela Estava Muito Desanimada. O Dr. Rocha Explicou Para Ela Que Tudo Que Havia Feito Até Hoje Estava Errado. O Dr. Rocha Explicou O Que Diz a Boa Ciência do Emagrecimento. Ele Falou Para Ela Que Para Emagrecer e Permanecer Magra Ela Precisava Utilizar Uma Alimentação Estratégica.
A Paciente Iniciou Prontamente e Seguiu Fielmente os Princípios De Uma Boa Alimentação.

Ela Perdeu Cerca de 6 Kilos, Mas Ainda Faltava 12 Kilos Para Atingir os Objetivos Traçados Como Meta.

Ela Estacionou O Peso nos 74kg e Procurou o Doutor Rocha.

O Doutor Patrick Rocha Pesquisou Melhor e Perguntou Sobre Vida Emocional Dela.

Ela Disse Que estava Estressada Demais e Dormindo Mal. Esse Era o Problema De Não Estar Conseguindo Perder Peso. Perdeu Um Pouco e Parou Ali.
O Estresse é Consequência do Sono Ruim (O Doutor Rocha Vai Falar Sobre Isso Em Outro Artigo).

O Dr. Rocha Costuma Brincar Com Suas Alunas e Pacientes Que Quem Não Quer Ter Estresse Nesse Mundo Atual Realmente Nasceu na Época Errada.

Veja o Vídeo do Doutor Rocha Falando Sobre o Stress

O Ritmo Contemporâneo Atual Deixar Qualquer Um Muito Estressado, Principalmente Para As Mulheres, Que Além das Atividades de Mãe, Podem Ter A Responsabilidade de Cuidar da Casa e Atividades Profissionais Que Acabam Sobrecarregando, Além das Questões Hormonais.

Quando Você Está Estressada, Dormindo Pouco e Mal, Seu Corpo Aumenta a Produção de Um Hormônio Chamado Cortisol. O Cortisol Em Excesso Leva a Um Aumento da Resistência à Insulina e Predispõe à Diabetes. Além Disso Dificulta a Queima de Gordura do Seu Corpo, Mesmo Quando
Você Adota Uma Alimentação Saudável. Aí Você Pode Perguntar ao Dr. Rocha:

Então Quer Dizer Que Você Pode Estar Fazendo Tudo Certo Com a Alimentação e Mesmo Assim Não Emagrecer?

O Doutor Rocha Responde Que Sim. Como Você Viu na História Acima, Você Pode Até Perder Um Pouco de Peso Mas Acaba Estacionando. O Pior É Que o Seu Corpo Se Mantém Inflamado e Você Pode Com o Tempo Desenvolver Diabetes.

O Estresse Desregula a Produção de Diversos Outros Hormônios Além do Cortisol, Como a Adrenalina, Aumentando Em Muitas Mulheres a Fome, Atrapalhando o Sono e Isso Gera Um Ciclo Vicioso de Mais Estresse e Mais Problemas Para o Seu Corpo, Que Fica Com os Hormônios Desequilibrados e Desregulados.

Um Resumo do Que Você Pode Fazer Para Evitar o Stress é:

1) Dormir Mais e Melhor. Analisar Como Está Seu Sono Pode Ser Crucial Para Uma Vida Menos Estressante.
2) Alimentar-se de Forma Saudável. Uma Boa e Nutritiva Alimentação É Capaz de Reparar Problemas Hormonais e Diminuir Seu Estresse.
3) Atividade Física: Exercitar-se Com Certeza Alivia o Stress e Traz Mais Saúde.

COMPROVAÇÃO CIENTÍFICA

Um Estudo de Alto Nível de Evidência Científica (Uma Metanálise Que é Um Resumo de Vários Estudos, Nesse Caso de 300 Estudos) Mostrou Que o Estresse a Longo Prazo (Crônico) Pode Danificar a Defesa do Seu Corpo e Também Contribui Para o Aumento do Ganho de Peso e Obesidade
(Aumento da Medida da Cintura em Mulheres) Comparando as Mais Estressadas Com as Que Tem o Estresse Sobre Controle.

Ficou Bem Claro a Partir Desse Estudo Que Há Uma Relação Muito Íntima Entre Estresse, Pré-Diabetes e Obesidade ( Gordura Abdominal ).

No Estresse a Longo Prazo ( Crônico ), a Insulina Fica Permanentemente Alta no Sangue, Levando ao Ganho de Peso, Resistência à Insulina, Por Último Diabetes e Suas Complicações ( Infartos,
Amputações, Cegueiras, Etc ).

Dúvidas dos Leitores

Alguns Leitores Enviaram Algumas Dúvidas Sobre o Stress e o Cortisol. Veja as Respostas Abaixo!

1) Como o Cortisol Atua?
O Cortisol é Um Importante Hormônio Fabricado Pelo Corpo e Tem Uma Série de Funções Importantes No Metabolismo do Nosso Corpo. O Problema é o Excesso Dele Que Costuma Ser Gerado Pelo Stress e Falta
de Sono Principalmente. Quando em Excesso Ele Aumenta a Resistência à Insulina das Células do Corpo, Predispondo ao Ganho de Peso, Podendo Contribuir Para a Obesidade, Além de Outras Doenças Como Diabetes, Hipertensão e Aumento dos Triglicerídeos.

2) Existem Alimentos Específicos Que Devemos Evitar, Porque Causam o Stress?
Sim. Evite Alimentos Inflamatórios Como Farináceos de Trigo e Gorduras Vegetais Poliinsaturadas ( Óleo de Soja, Canola, Milho, Etc). Evite Margarina e Gorduras Trans ( Presentes em Biscoitos
Recheados, Sorvetes Industriais e Outros Alimentos). Esses Alimentos Oxidam e Inflamam o Corpo, Aumentando a Produção de Cortisol Pelo Corpo. Mas Existem Outros Fatores Importantes Como a Falta de Sono, Além do Alcoolismo e Tabagismo.

3) Como Evitar o Stress?
A Prática Regular de Atividade Física, Ioga e Pilates Ajudam Muito a Diminuir o Stress. O Sono Também é Fundamental.

Quais Tipos De Exercícios São os Mais Recomendados?
Exercícios Respiratórios ( Ioga, Tai chi, Etc), Pilates, Natação, Caminhada, Pedalar Dentre Outros.

CONCLUSÃO

O Caminho Para Controlar o Estresse e Assim Emagrecer De Vez e Com Saúde, Passa Por Uma Compreensão Maior do Seu Estilo de Vida Atual.

Você Deve Identificar O Que Tem Tornado Sua Vida Mais Estressante e Diminuir Esses Fatores.

Atividade Física Regular De Um Esporte Que Você Goste, Maior Tempo de Lazer e Exercícios de Meditação e Ioga Podem Contribuir Muito Para Um Controle do Seu Estresse.

Um Bom Sono Também é Fundamental Para Viver Menos Estressada.

Referências

Psychological Stress and the Human Immune System: A Meta-Analytic Study of 30 Years of Inquiry

Nos Vemos No Próximo Post Com Dicas Valiosas do Doutor Patrick Rocha, Médico Especialista em Emagrecimento Saudável e Diabetes Controlada.

Um Forte Abraço e Viva Com Paixão!

Fernando Fukuji

Comments

comments

Sobre o autor | Website

Fernando Fukuji - Blogueiro Profissional Que Compartilha Dicas Valiosas Sobre Saúde De Expert como o Dr Patrick Rocha ( CRM-CE 8561). Dr Rocha é Médico Expert em Emagrecimento Saudável, Metabolismo e Diabetes Controlada. Dr Rocha é Autor, Pesquisador e Palestrante Que Tem Como Paixão Ensinar as Pessoas como Alcançar um Corpo Saudável e Equilibrado. Dr Rocha Atua com muita Alegria como Presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC). Entre seus Aluno(a)s, Amigo(a)s e Pacientes é conhecido por Dr. Rocha. A Missão de Vida do Dr Rocha é Trazer Saúde e Felicidade às Pessoas. Dr Rocha Também é Escritor e Autor do Livro Digital Best Seller "Emagreça Com o Dr.Rocha" e Ensina Através da Internet Milhares de Pessoas a se Tornarem Mais Saudáveis. Outros Cursos Digitais do Dr Rocha São o Treinamento Avançado " Viver Magra em 7 Semanas" e " Diabetes Controlada". O material digital contido nesse Blog não tem como objetivo substituir consultas clinicas ou mesmo recomendações médicas. Não deixe de buscar orientação profissional.”

Insira Seu Email e Receba Dicas Valiosas e Exclusivas Sobre Saúde.

100% livre de spam.

Para enviar seu comentário, preencha os campos abaixo:

Deixe uma resposta

Seja o primeiro a comentar!